Início

sábado, 3 de setembro de 2011

DIU Mirena

Oi pessoal! Bom, hoje vou falar um pouquinho sobre o DIU Mirena. Pra quem não conhece ou nunca ouviu falar, o DIU é um dispositivo intra uterino, um método contraceptivo, onde é colocado uma pequena peça (que libera hormônio) no útero da mulher. Existem diversos tipo de DIU e eu vou falar especificamente do Mirena que é o DIU que eu tenho dentro de mim desde julho de 2007.
Bom, o primeiro conselho que eu gostaria de dar é que se pesquise muito antes de colocar qualquer tipo de DIU (afinal é algo que vai estar dentro de você pelos próximos anos). Eu quando coloquei fui convencida pela minha ginecologista na época (que depois fui perceber que ela era bem doida) e aceitei sem argumentar muito. Acontece que se eu soubesse que um dos efeitos colaterais do Mirena é o surgimento de acne (14% número expressivo) eu nuuunca teria colocado ele!!Que raiva!





Dados técnicos:
Bom, o Mirena tem uma vida média de 5 a 7 anos. O processo para se colocar ele pode variar de pessoa pra pessoa (tem gente que aguenta colocar sem anestesia local), no meu caso a médica doida me deu anestesia geral e por essa razão óbvia eu não senti nenhum tipo de dor. O hormônio liberado pelo Mirena é o levonorgestrel com uma liberação média de 20micrograma/dia. A taxa de gravidez é de 2/1000 (ou seja, ainda existe risco). Os efeitos colaterais são: spotting ou manchas, amenorréia (ausência de mentruação), sensibilidade mamária, acne, dor abdominal, dor nas costas, cefaléia, depressão, náuseas, edema.

Agora vou contar um pouco minha experiência. De fato, a menstruação diminui quase por completo, mas ainda dá pra saber quando estou menstruada porque fica umas pequenas manchas mais escuras na minha calcinha (que duram mais tempo, geralmente de 7 a 10 dias). A cólica aumentou bastante e a TPM também...antes dificilmente tinha cólicas fortes e hoje em dia é normal. Não tive muito problema com dor de cabeça apesar de ser frequente em outros pacientes. Mas a minha maior queixa é que talvez o Mirena esteja me dando espinhas. E não são poucas, são muitas! Eu coloquei em 2007 (esqueci de falar que a pele também fica mais oleosa. A minha já era antes de por, agora tá um horror!) e no final de 2009 comecei a ter poucas espinhas, nada muito grave. Em maio de 2010 tive um surto de espinhas, daquelas grandes que formam pústulas, um horror. Como naquela época não podia tomar o roacutan comecei um tratamento paleativo com antibióticos, muitos peelings, laser, limpezas de pele, produtos tópicos...passou-se um ano e a minha pele ainda não voltou ao normal. Posso dizer que ela ficou controlada durante esse ano, em razão de tantos tratamentos que eu fiz (toda semana vou ao dermatologista). Aconteceu que há dois dias atrás eu tive novamente um surto de espinhas e já decidi que vou tirar o Mirena essa semana com certeza! Depois volto pra dizer se tinha a ver com as espinhas ou não!
Vlw!

7 comentários:

  1. Oi!! Fiquei muito interessada em saber se você tirou o Mirena e se a acne melhorou. Eu também coloquei e minha pele também encheeeu de espinha! Estou desesperada e pensando em tirar tb! Mas eu amo o fato de ter reduzido muiiiiito a menstruação, aí quero ver se realmente pode melhorar com a retirada do Mirena. O que você achou? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Lumi por favor retorne aqui para nos responder se a retirada do Mirena cessou seu problema com a acne. Preciso pesar os prós e contras para decidir se retiro ou permaneço com o Mirena. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Meninas tbm coloquei o myrena há 2 meses, e estou pensando em retira- lo, pois estou com muitas espinhas a pele super oleosa e o cabelo feio.Sinceramente n estou gostando, meu rosto está muito feio, ah..e tbm a sensibilidade nas mamas aumentou, aff ngm merece, pq temos que passar por isso né. Abçs

    ResponderExcluir
  4. Meninas tbm coloquei o myrena há 2 meses, e estou pensando em retira- lo, pois estou com muitas espinhas a pele super oleosa e o cabelo feio.Sinceramente n estou gostando, meu rosto está muito feio, ah..e tbm a sensibilidade nas mamas aumentou, aff ngm merece, pq temos que passar por isso né. Abçs

    ResponderExcluir
  5. Fale como foi depois que tirou ... Coloquei o mirena ja uns 8 meses e me arrependi completamente !!! Meu rosto esta repleto de espinhas monstruosas no rosto inteiro costas peitos , cabelo horrível , pele oleosa .... Já estou desesperada com às espinhas pensei em tomar tetraciclina mas pelo que andei lendo nao ira adiantar ! Amo o fato de nao menstruar mais ... Mas estou acabando com minha pele ...

    ResponderExcluir
  6. Fale como foi depois que tirou ... Coloquei o mirena ja uns 8 meses e me arrependi completamente !!! Meu rosto esta repleto de espinhas monstruosas no rosto inteiro costas peitos , cabelo horrível , pele oleosa .... Já estou desesperada com às espinhas pensei em tomar tetraciclina mas pelo que andei lendo nao ira adiantar ! Amo o fato de nao menstruar mais ... Mas estou acabando com minha pele ...

    ResponderExcluir
  7. eu já troquei 2x e em abril o meu vence novamente e vou colocar di novo, Amo e tinha muita enxaqueca aí foi o melhor método que meu ginecologista escolheu, eu coloquei a primeira x e tirei com 4 anos pra ter meu filho e na quarentena coloquei novamente, coloquei e tirei todas as x sem anestesia e não achei nada de mais ...Adoro...agora vou só trocando...

    ResponderExcluir